Anthurium Parque Hotel

O casarão foi concebido originalmente para abrigar o Palácio Episcopal de Joinville, em 1938, mas desde 1973 funcionava como um dos hotéis mais charmosos da região.
O Anthurium Parque Hotel já foi república de estudantes, escritório da empresa que construiu a catedral e residencia do primeiro bispo da Diocese, dom Pio de Freitas.
 

Família Stein

A história empreendedora da família Stein inicia em 31/10/1853 quando Johann Gottlieb Stein chegou ao Brasil, na cidade de Joinville-SC. As atividades iniciais foram a agricultura e mais tarde o transporte de cargas e passageiros. Em 22 de agosto de 1883, quando Joinville contava com apenas 32 anos, Johann abriu as portas de uma modesta casa comercial.

Em função da instalação da indústria automobilística no Brasil em 1956, o empresário Germano Stein, que tinha como filosofia de trabalho a diversificação dos negócios, assinou o contrato de revenda com a montadora Mercedes-Benz do Brasil S/A e inaugurou a primeira sede da empresa em 20/05/1957.

Catedral

O local onde hoje está a catedral de Joinville, na pequena elevação existente na rua do Príncipe, sempre abrigou o templo religioso, desde os primeiros anos de fundação da cidade. O terreno, assim como o do templo evangélico, foi doado pela diretoria da Sociedade Hamburguesa, que, por contrato, deveria ceder áreas centrais na nova colônia para igrejas, escolas, hospitais e outras instituições públicas. Quando teve inicio o processo de instalação dos primeiros imigrantes, em 1851, a Igreja Católica era a religião oficial do Império do Brasil.
Mas a primeira construção naquele local não foi de uma igreja católica, mas da pequena sede da Loja Maçônica Amizade ao Cruzeiro do Sul, criada em 1855, quando a colônia tinha apenas quatro anos de existência, o que demonstra o elevado nível intelectual de muitos dos primeiros imigrantes europeus.
A primeira igreja católica foi sagrada pelo primeiro vigário, o padre Carlos Boergshausen, em cerimônia no dia 8 de dezembro de 1867. O templo, de grande tamanho para a época e para o reduzido número de católicos daqui - mais de 90% da população em mais de 75 anos de existência da cidade professou sempre a religião protestante -, tinha projeto do arquiteto Alberto Kroehne, o mesmo do templo protestante e de inúmeras outras importantes construções do século 19 em Joinville.
Com a dissolução da maçonaria em Joinville, o imóvel situado ao lado da igreja foi doado à diocese. A igreja de 1867 foi reformada inúmeras vezes, sendo finalmente demolida na década de 1960 para dar lugar à atual Catedral do Bispado, cuja construção se arrastou por mais de 20 anos e só foi inaugurada em 1977.



Mayerle Boonekamp

Bebida criada por farmacêutico ganhou contornos aristocráticos, o bitter, bebida amarga preparada com essências vegetais maceradas em álcool neutro é originário da Holanda, onde foi desenvolvido em 1743 por um farmacêutico de sobrenome Boonekamp. Com o passar do tempo o nome do inventor virou sinônimo de bebida, que foi adotado pelo cônsul Pedro Mayerle ao abrir a fábrica em Joinville.
Originamente, o farmacêutico Boonekamp criou a fómula para ser usada como remédio caseiro contra qualquer mau-estar do tipo dores de cabeça, de estômago e cólicas intestinais. Mas com o tempo, a bebida ganhou contornos aristocráticos, conquistou paladares mais exigentes da Holanda e espalhou-se mundo afora e hoje se encontra nos cinco continentes. Segundo consumidores habituais, a bebida é muito boa para ser consumida antes das refeições como aperitivo ou depois delas como digestivo. A antiga industria fundada em 1892,ainda hoje situa-se na rua inacio bastos.

Sadalla Amin Ghanem

Nascido na milenar Jebail, atual Líbano, em 1912, Sadalla Amin Ghanem veio ao Brasil para fazer história em Joinville, cidade que adotou para criar a família e realizar seus projetos profissionais e sociais.
Em 1942 construiu seu consultório – junto a sua residência, dando início ao que se tornaria, anos mais tarde, o conceituado Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, hoje administrado por seu filho.
Os projetos de Ghanem foram além da medicina. Amante do futebol, construiu na época o maior estádio de futebol de Santa Catarina: o do América Futebol Clube, pelo qual era fanático torcedor. Hoje, o estádio leva seu nome, em homenagem aos seus esforços.
O médico queria mais, enxergava muito à frente e não media esforços. Mais uma vez arregaçou as mangas. Buscou recursos, promoveu bingos e novamente fez valer suas raízes empreendedoras, obtendo sucesso na arrecadação de fundo para mais um projeto audacioso: a construção da Catedral de Joinville.

Centenário de Joinville

Desfile que marcou o centenário de Joinville, em 9 de março de 1951, aconteceu na rua do Príncipe.

Gidion

O crescimento da cidade na década de 60, demonstrou que Joinville não poderia ficar servida por apenas uma empresa de transporte coletivo urbano como ocorria na época.
Foi a partir desta constatação que José Loureiro, sócio da empresa Transtusa, iniciou em 1966 o transporte para as localidades do alto da Rua XV de Novembro e, posteriormente, para o Salão Reiss. Claudionor Pereira foi o primeiro motorista e Valdenir Rosa o primeiro cobrador.
A demanda de passageiros cresceu significativamente em Joinville e a empresa, então batizada GIDION, devido às convicções religiosas de José Loureiro, abriu mais duas linhas, para Comasa Costa e Silva e rua São Paulo. Em 1971, Loureiro deixa definitivamente a Transtusa e passa a se dedicar à Gidion, se instalando num terreno localizado na rua São Paulo n.º 1209. A empresa contava nesta época com 23 carros, e passou a ampliar sua área de atuação na cidade: Gidion Zona Sul e Transtusa Zona Norte.



Museu de Arte

Casa de Ottokar Doerffel, construida por volta de 1850 localizada numa área nobre do centro de Joinville, hoje é chamada de "Castelinho" (Schloesschen) e abriga o Museu de Arte de Joinville.


Casarão de Procópio Gomes

Casarão de Procópio Gomes de Oliveira (1859-1935)
Comerciante, Industrial, e hervateiro, governou Joinville/SC por duas vezes, na primeira e segunda décadas de 1900. Durante seus governos construiu-se o Hospital São José, o Mercado Municipal e o Cemitério Municipal.

Harmonia-Lyra


A Sociedade Harmonia-Lyra de Joinville surgiu da fusão da Sociedade Harmonia com a Sociedade Musical Lyra.
Fundada em 31 de maio de 1858, a Harmonia-Lyra vem sendo palco dos grandes eventos culturais, artísticos e sociais da maior cidade de Santa Catarina. O restaurante da Sociedade é um baluarte da tradição gastronômica de Joinville. Um dos símbolos da cidade, o prédio atual da Lyra tem esculpido, em suas paredes, máscaras com coroas de louros feitas pelo artista Fritz Alt.
Ele chegou em Joinville em 1922 e deixou sua assinatura por vários cantos com suas belas esculturas e painéis.
                                                   

Igreja da Paz / Bom Jesus Ielusc

A igreja foi inaugurada a 7 de agosto de 1864, quando Joinville tinha 4 120 habitantes,
dos quais 3 374 eram luteranos.
A torre possui um relogio Weule Bockenen de 1905.
Até 1912, a rua Princesa Isabel, onde hoje está situado o Bom Jesus/Ielusc, se chamava
Cachoeira-Strasse (rua Cachoeira).
Em 1926, quando foi criado o Instituto Bom Jesus, era comemorado o 75° aniversário da cidade.
Joinville possuía poucos prédios e apenas 233 automóveis circulavam pelas ruas.

Palacete de Oswaldo Dória

O palacete é fruto do empenho do casal Oswaldo e Lady Dória, que elaborou o projeto da residência e cuidou de todos os detalhes para torná-lo a casa dos sonhos.
As obras foram iniciadas em 1944 pela construtora Irmãos Thá, de Curitiba, e só foram concluídas dois anos depois. Durante 29 anos a casa abrigou a família Dória. Posteriormente foi adquirida pelo banco Francês e Brasileiro e atualmente o banco Itaú lá mantém as atividades.

62º Batalhão de Infantaria

A 21 de junho de 1921 é lançada a pedra fundamental do Quartel, pelo seu comandante, Cel Otávio Valgas Neves. A 1 de outubro de 1922, foi inaugurado o novo Quartel do 13º BC, situado à Rua Ministro Calógeras. O ato foi solene e contou com diversas autoridades militares e de Joinville, além de representantes da Cia Construtora de Santos, encarregada da obra.
Em 16 de janeiro de 1973, o 13º BC foi transformado em 62º Batalhão de Infantaria, subordinado ao Grupamento Leste Catarinense. Em 1982, o 62º BI recebeu a denominação histórica de "Batalhão Francisco de Lima e Silva", em homenagem ao seu Comandante de mesmo nome falecido na Batalha do Avaí em 11 Dez 1868, na Guerra do Paraguai. Em 29 de julho de 1994, a Unidade foi condecorada com a Ordem do Mérito Militar.


Fritz Alt

Fritz Alt nasceu em Lich, Alemanha, 17 de Setembro de 1902 e foi um artista plástico alemão, radicado na cidade de Joinville.Fez inúmeras esculturas em obras públicas em Joinville e outras cidades da região. Sua obra de maior destaque é o Monumento ao Imigrante, inaugurado em 1951, em comemoração ao centenário da cidade. O monumento fica na Praça da Bandeira, no centro de Joinville.


A casa onde morou, construída na década de 1940, é hoje detida pelo município, funcionando lá o Museu Casa Fritz Alt, onde estão expostas diversas obras do artista.
Morreu de um ataque cardíaco, andando de bicicleta, quase em frente ao Monumento ao Imigrante, em 1968.

Hospital Dona Helena

O Hospital Dona Helena conseguiu, ao longo dos anos, tornar-se um dos mais importantes e bem equipamentos do Estado. Desde 1916, quando Helena Dorothea Trinks Lepper, imigrante da Saxônia, reuniu um grupo de mulhere para fundar a Associação de Socorro às Senhoras Evangélicas, o hospital não parou de crescer.


Helena Trinks Lepper e seu marido Hermann August Lepper
Fundador da malharia Lepper e da ACIJ

Estaçao Ferroviaria

A estação de Joinville foi construída junto à cidade, segundo contam, por exigência da própria cidade. Por isso a linha faz uma grande curva para o norte e depois retorma o sul no sentido de São Francisco do Sul. A inauguração da estação ocorreu em 1906, (uns dão a data de 29 de julho, outros de 8 de agosto) quando o trecho Joinville-São Francisco do Sul foi terminado, tendo sido posto em operação apenas em 1909, quando o trecho foi prolongado até Hansa (hoje Corupá)
                                    Construçao
                                 Inauguraçao

Tupy

O empresário Albano Schmidt foi o principal criador da Fundição Tupy, em 9 de março de 1938. Empresa que surgiu no início do século como modesta oficina de reparos de carroças, instalada no centro de Joinville, cidade que mal tinha 20 mil habitantes.
No construção do que viria ser a maior empresa de ferro maleável da América Latina e a maior indústria de Santa Catarina, Albano contou com a participação de mais dois grandes empreendedores: Hermann Metz e Arno Schwarz, joinvilenses como ele.

Albano Schmidt nasceu em 1900, no dia 25 de julho, e freqüentou a Deutsche Schule, a escola alemã, onde se revelou um de seus mais brilhantes alunos. Concluídos os estudos, Albano ingressou na firma Arp & Cia. Rapidamente foi chamado para a matriz da empresa, no Rio, onde desempenhou importantes funções gerenciais.
Retornou a Joinville em 1924, justamente para dirigir a pequena Enterlein, Keller & Cia. , empresa que foi crescendo sob sua administração até transformar-se na Fundição Tupy, em março de 1938. Isso depois de pesquisar e criar a fórmula do ferro maleável de forma pioneira no País e na América Latina.

Gremio Consul

Fundado em 8 de dezembro de 1967 como Grêmio Consul, durante muitos anos também foi denominado Grêmio Multibrás. A partir da mais recente reorganização societária que criou a Whirlpool S. A., em abril de 2006, o Grêmio passou a ser identificado como Grêmio Whirlpool.
Sua criação foi uma iniciativa dos próprios funcionários administrativos e operários da Industria de Refrigeração Consul S.A. O objetivo fundamental era proporcionar aos seus associados, reuniões e diversões de caráter social, cultural, educacional, artístico e cívico, bem como assistencial e a prática dos desportos em geral.
Através de uma desapropriação de parte do terreno do Grêmio, e uma grande contribuição da Consul S.A. - que em 1984 recebeu o prêmio de melhor desempenho entre todas as empresas brasileiras, da Revista Exame - em reconhecimento aos funcionários, foi construída uma nova sede social e o Ginásio de Esportes, inaugurado em 1988.

Foto mais antiga

Esta deve ser a foto mais antiga tirada em joinville, ela data de 1866.

Praça Dario Salles

Escultura de Edson Machado, instalada num espelho d´Água.
Texto da placa no monumento:"O fato econômico é um fato humano, material e espiritual ao mesmo tempo, subordinado às normas éticas que nos informam a respeito da dignidade da pessoa, origem e fim da organização social." - H. D. Schmidt.